segunda-feira, maio 14, 2012

Grávidas ativas!


Trancrevo abaixo a publicação do blog do meu amigo e educador físico, Feldman Barcelos, sobre a importância da atividade física na gravidez.
Boa leitura.
-----
Hoje vamos falar da Atividade Física voltada para as futuras mamães, que já mantém uma vida ativa e para aquelas que estão começando a atividade física agora por causa da gestação. Estou lendo muitos artigos sobre gravidez e treinamento e resolvi falar um pouco deles aqui, partes que achei de grande importância para o conhecimento tanto da mãe e do pai.

Até hoje existem poucos estudos nesta área que possam levar a uma conclusão bem definida para o programa de treinamento das gestantes. O que acontece hoje é uma junção dos laudos médicos com o histórico de atividade física da gestante que leva a formação de uma atividade segura para a mesma. Para as praticantes de atividade física, o período de gestação necessita de cuidados importantes, mas poderá manter quase a mesma atividade de antes da gravidez, se assim for decidido pelo médico. Para as futuras mamães que nunca praticaram atividade física, poderão iniciar uma atividade física também, só que com um intensidade baixa, o qual podemos dar exemplos da caminhada, hidroginástica, pilates e outras.

Durante a gravidez, o fortalecimento da parede abdominal é de grande importância para auxiliar nos trabalhos de contração no período final da gestação. O trabalho da musculatura superior é importante também para melhorar a postura e o centro de equilíbrio da gestante, que muda assim que a gestação aumenta.

Nesta fase de trabalho, o objetivo do treinamento deve ser único e exclusivamente a saúde da gestante e o parto e saúde do seu bebê. Objetivar condicionamento físico e outras coisas mais nesta fase é um erro, que pode gerar uma fatalidade.

As atividades aeróbicas são muito importantes quando é trabalhada junto ao programa de treinamento, pois auxilia na manutenção do peso, evitando o seu aumento brusco. A atividade deve ser praticada no minimo 3 vezes por semana, de acordo com as orientações médicas. Para quem já realiza os treinamentos, observe apenas o decréscimo da atividade com o passar da gestação. Assim que o grande dia vai chegando, você terá que diminuir a sua atividade.

Atenção a alimentação também é um fator importante, pois você tem agora uma necessidade calórica a mais, e sua atividade física necessita de manter os cuidados já utilizados. Esqueça os suplementos. Observar que agora você se alimenta por dois e não necessariamente terá que comer tudo em dobro, e sim comer a coisa certa. Não é a quantidade que faz a diferença, e sim a qualidade.

Nas minhas leituras achei uma boa explicação do porque da atividade física durante a gestação, que fala assim:

Os exercícios vão, necessariamente, auxiliar para que o parto mais fácil, contribuindo de várias maneiras:

melhora na circulação sangüínea;
ampliação do equilíbrio muscular;
redução do inchaço;
alivio nos desconfortos intestinais;
diminuição de câimbras nas pernas;
fortalecimento da musculatura abdominal, e
facilidade na recuperação pós-parto."

Para uma melhor utilização do material postado, é necessário o contato com o seu médico e um Profissional de Educação Física para dar inicio ou continuidade com seu objetivo de gestante, para obter uma qualidade de vida e um parto saudável. Lembre-se que agora é hora de pensar no que é melhor para você e para o bebê.

Artigo:
Chistófalo et al - A prática de exercício físico durante o período de gestação Revista Digital - Buenos Aires - Año 9 - N° 59 - Abril de 2003

Nenhum comentário: