sexta-feira, novembro 19, 2010

Então é quase Natal!!!

E aí que as pessoas ficam mais sensíveis, mais benvolentes...
Olha, eu sou um pouco dura e avessa a sentimentalismo oportuno. Eu explico: Não entendo pq na maior parte do ano as pessoas se fecham, tem os comportamentos mais bizarros, os comentários mais incrivelmente maldosos e quando vai chegando o Natal é todo mundo querendo dar uma de santinho... É como se fosse uma forma de pedir desculpas ao universo pelo egoísmo estampado e aberto.
Eu não me excluo desse meu pensamento, não. Quantas vezes eu me pego sendo cruel em algum comentário desnecessário, ou com atitudes impacientes com alguém que não tenho tanta afinidade, ou até mesmo sendo anti-social... É. Eu admito. Tbm faço parte desse grupo. Não sou de muitos sorrisinhos pra quem eu sei que não me dá a mínima, não fico abrindo os meus dentes pra todo mundo. Na maioria das vezes eu sou tímida, mas tbm mesclo aí um certo distanciamento pensado. Não sou melhor que ninguém. Sou pecadora... sou falha... e quem não for que jogue a primeira pedra...rsrsrsr
No meu trabalho, faço parte de uma equipe nova que faz a gestão da Inovação na empresa. São 3 equipes bem definidas e cheias (eu diria, repletas) de problemas de relacionamento. Não temos uma chefia agregadora por natureza. É uma liderança extremamente técnica, mas muito coerente. O que falta de afeto, sobra em competência. O fato é que o resultado disso é uma equipe fria. E quando chega o final do ano parece que todo mundo pensa em resolver esses problemas rapidamente.
Sempre dou minha opinião e normalmente ela é muito enfática: De qua adianta todo mundo virar a cara um pro outro durante o ano todo e no Natal querer fazer as pazes momentâneamente??? Eu penso assim. Mas sei tbm, que se não fizermos um movimento para as coisas melhorarem, nada vai acontecer... Então, apesar de pensar assim, estou abrindo o meu coração pra tentar tbm amolecer alguns sentimentos em relação a algumas pessoas.
Aí, que decidiram fazer o tal Anjo oculto com a galera.
Quem teve a idéia foi uma novata na equipe, que de cara percebeu a frieza das relações.
Pra se ter uma idéia, no dia do anúncio do Anjo oculto, somente 10 pessoas se pronunciaram a favor da brincadeira (de 29, somente 10...).
Quase que não teríamos comemoração de fim de ano.
A brincadeira é legal e como num amigo oculto, vc sorteia quem será seu protegido. E sem que ninguém desconfie, vc precisa cuidar dessa pessoa. Depois de um puxão de orelha, todo mundo resolveu participar.
O fato é que em menos de 24h, as pessoas voltaram e se realcionar. E a surpresa em receber agrados, bilhetinhos e recadinhos carinhosos está fazendo com que todos estampem novamente sorrisos nos rostos.
Continuo achando que eu preciso melhorar muito, e que não é só no natal que se deve fazer isso e que de nada adianta isso acontecer agora e no dia 2/1/2011 tudo voltar ao normal (anormal, eu diria).
Amolecer o coração é algo que pode melhorar tudo a nossa volta.
Eu gosto de carinho. Dou carinho. Sou amável e querida sim, mas não consigo ser assim indiscriminadamente. Tem gente que é. É da natureza de cada um... Mas abrir-se a boas práticas é sempre recompensador... Voltar a ver sorrisos  de quem mal dava bom-dia no corredor é muito legal!
Acho que vale a pena rever e reavaliarmos sempre nosso comportamento...
Temos que fazer a nossa parte.
E se depois tudo voltar a ser como antes, pelo menos fizemos parte da tentativa de mudança.
bjo

3 comentários:

Carol Textor disse...

Super me identifiquei.
Tbm sou uma pessoa fechada (acredite!) no trabalho. Não deixo chegarem muito perto no começo. Já ouvi várias vezes q sou assim, mas é isso mesmo, não quero ser aberta. Prefiro manter uma certa distância.
Mas jamais nego um sorriso ou ajuda.
A frieza nas relações está em todo lugar. É foda, e essas festinhas de fim de ano acabam ficando tão forçadas, superficiais, quase que uma obrigação.
Eu vou, sou animada, participo de tudo, mas nunca, nunca será como sair com nossos amigos de verdade.

Anônimo disse...

Amiga, talvez o Natal sirva pra lembrarmos que existe compaixão dentro da gente, compaixão com os nossos erros, com os dos outros..e aí as pessoas usam a desculpa da época pra manifestá-la, sem medo de serem piegas!E eu fico aqui pensando, será que um dia vou gostar de Natal?Quando era criança achava que Natal devia ser só pra gente feliz...porque nessa época parece que as "falhas de percurso", as ausências, tudo fica mais latente...talvez seja eu que fique mais sensível..é isso!eca

Shirley

Ursula disse...

Eu amo natal, adoro ver tudo enfeitado, adoro montar arvore de natal, adoro fazer amigo secreto, adoro acreditar em Papai Noel mesmo sabendo que não existe, adoro adorar o Natal.
Beijos
ursulaferraricoach.wordpress.com