sexta-feira, janeiro 22, 2010

Gentileza gera gentileza!

Gentileza, segundo os dicionários significa, entre outras coisas: Amabilidade; ação nobre ou distinta; graça, elegância, formosura...
Gentileza também foi um profeta que nasceu em São Paulo e ficou conhecido por deixar inscrituras de paz e gentileza pelas ruas do Rio de Janeiro e que tinha uma frase famos "Gentileza gera gentileza". Até Marisa Monte cantou o Gentileza com muita gentileza, diga-se de passagem.
Tenho visto em vários carros da cidade onde vivo um adesivo com a inscrição: "Gentileza gera amor e paz!"
Hoje de manhã vi, no jornal local a reportagem sobre esses adesivos e pensei em lançar uma campanha nos blogs. Em princípio o adesivo foi criado para ser colado em carros, onde se tem uma maior visibilidade e mobilidade pelas ruas e óbvio, mais pessoas podem ver.
O fato é que fiquei pensando sobre essa palavra e confesso que muitas vezes na minha vida deixei de ser gentil em várias oportunidades, talvez por uma suposta defesa de alguma coisa ou de alguém... Mas, como já expliquei, sou ariana, impulsiva e explosiva (domadíssima hoje em dia...rsrsrs), então isso explica, muitas vezes, a falta de tato. Só que de um tempo pra cá, tenho observado que se eu posso mudar minhas atitudes, posso mudar o que volta pra mim. É aquilo: Se trato bem, recebo o bem de volta; se trato mal, não posso esperar muita coisa diferente disso... E digo com toda franqueza que esse tipo de atitude que está partindo de mim, sinceramente, tem mudado um bocado o meu ponto de vista... Vemos tanta gente grosseira, tanta gente mal educada no trânsito, no trabalho, nos shoppings...tanta gente impaciente com a vida, com um egoísmo enorme, que acabam passando como um trator popr cima de pessoas simples, as vezes... Então, quero lançar uma campanha aqui, dessas parecidas com a distribuição de selos divertidos para os blogs. Como se fosse uma homenagem aos nossos cantinhos, que escolhemos para colocar nossas idéias, pontos de vista, desabafos e receber visitas tão legais que acabam se tornando parte das nossas companhias aqui na web.

Sendo assim... dedico este selo as 5 amigas de blog e da minha vida para repassarmos essa idéia. E peço a elas que repassem a mais 5 pessoas e assim teremos uma rede de boas atitudes. Quem sabe fazendo um pouquinho que seja, a gente consiga mudar pelo menos o nosso mundinho...
Minhas amigas:
- Dani Dickel do blog: http://www.dicasdadickel.blogspot.com/
- Maria José do blog: http://www.arcadoconhecimento.blogspot.com/
- Elayne do blog: http://www.curiosidadefeminal.blogspot.com/
- Meire do blog: http://floretinta.blogspot.com/
- Karla do blog: http://corporeagindo.blogspot.com/

Vc pode pedir os adesivos para o seu carro pelo site: http://www.jornalbemestar.com.br/campanha.php

Vamos plantar uma sementinha de coisa boa...
beijo

4 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Renata. Você sempre tão gentil. Obrigada pelo selo e pela amizade. Beijos, amiga linda e um final de semana muito feliz.

Flor & Tinta disse...

Oi Renata,

Vi sua mensagem do selo,parabéns pela iniciativa. Fico feliz em vc me incluir dentre as amigas escolhidas, terei o maior prazer em reenviar, porem, tenho dúvidas pq só tenho vc ligada ao meu blog.
Segunda-feira converso com vc.

Bom final de semana.

Elayne Gemignani disse...

Querida Re,
Me senti feliz com sua lembrança. E ainda bem que gentileza é algo que também se aprende, portanto, estou engajadíssima em sua bela iniciativa.
Beijos e obrigada pela suavidade e gentileza.

Dani Dickel disse...

NOOOOOOOSAAAAAAAAAA!!!!!!
MEU PRIMEIRO SELOOOOOOO
E agora como eu faço????
kkkkkkkkkkkkkk
Me ensina, aí Rê... kkkkkkkkkk
Obrigada pela sua gentileza... e por acaso tava falando sobre isso esse finald e semana com minha cunhada... a falta de gentileza das pessoas. depois que vc me ensinar como colcoar o selo no meu blog, vou escrever algo sobre isso também. Beijos