quarta-feira, setembro 23, 2009

Case-se comigo...


Hoje de manhã uma amiga minha, da época de 2º grau, me encaminhou um texto (que roda na internet como sendo do Mario Quintana, mas não tenho certeza se é...) que é tudo que eu quero ter (e receber) num relacionamento. Na verdade esse texto deveria fazer parte do discurso (leia-se sermão) do padre lá no altar. Achei tão lindo...tão lindo...que resolvi postar aqui. Até o meu namorado que nem gosta muito desses textos achou lindo...
Conheço alguns poucos casais realmente felizes que levam isso ao pé da letra. E eu pretendo um dia atingir isso...Quero ser merecedora de uma relação assim. Na verdade sou muito abençoada por ter um relacionamento tão bom, mas preciso evoluir muito ainda pra poder casar e viver em paz comigo, com meu amor, com minhas verdades e com a liberdade.

Boa leitura:


"Promessas Matrimoniais



Em maio de 98 escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o Ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre:


"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"".


Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

  • Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
  • Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
  • Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
  • Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e, portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
  • Promete se deixar conhecer?
  • Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
  • Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
  • Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
  • Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
  • Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
 Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."


Viram? Era assim que deveriam ser os casamentos. Encontros de alma e caminhada pacífica.

Beijos, Rê.

Um comentário:

Flor & Tinta disse...

Maravilhoso esse seu sermão! muito, mas muito mesmo melhor que o do Padre, acho que pelo menos Juiza de Paz ou Pastora vc possa ser..rsrsrs...ja te falei vc esta na profissão errada.brincadeira!
Acho mesmo que vc escreve muito bem, por esse motivo acho que esta na profissão errada.
Agora vou falar do meu particular...estou casada a 23 anos e muito do que vc descreve é puro e verdadeiro, creio que é isso mesmo que deva acontecer com os casados, posso dizer que no meu relacionamento isso tudo é real, por isso me acho uma pessoa bem feliz e realizada.
bjs,

Meire