quarta-feira, abril 21, 2010

"Vim parar nessa cidade por força das circunstâncias..."

Não nasci aqui, mas bem assim como diz a música, eu vim parar aqui por força da circunstância...
Meu pai era militar e veio transferido  pra cá no início de 1985. Cheguei aqui com 10 anos, sofrendo muito por ter vindo pra tão longe e ter deixado todos os meus amigos, primos, avós, tios, escola, casa na pracinha da Vila Militar que morávamos... Sofremos muito com a distância! Mas com o passar dos anos e conforme íamos crescendo, aprendíamos a nos virar nesse mundo novo. E eu, particularmente, me reinventei aqui. Vivi minha adolescência aqui, me tornei mãe aqui, me formei aqui e vivo aqui até hoje, sem vontade alguma de sair... Não sei o que seria de mim se vivesse em outro lugar. Aliás, acho que talvez não tivesse uma identificação tão grande assim com outro lugar, como tenho com esta cidade. Brasília é sim cheia de problemas, mas é tbm cheia de luz, de lugares bacanas pra visitar, de gente interessante, de possibilidades de crescimento... É uma cidade de gente que batalha, que corre atrás dos seus sonhos e que, assim como nas outras cidades do país, tbm não desiste nunca... Na correria do dia a dia a gente se esquece de olhar para os monumentos, para os prédios friamente calculados para serem diferentes e se esquece até de admirar o verde que recobre a cidade na época mais úmida... Mas quem vive aqui sabe que isso tudo é parte do romantismo que ela tem... Brasília é cheia de graça, cheia de frescor e de novidades... Cheia de gente que festeja, que protesta, que sonha, que corre, que se cuida. Temos um dos melhores índices de qualidade de vida aqui... e só isso já bastaria pra ser um ótimo lugar pra se viver.
Quando viajo, sempre escuto aquela perguntinha básica: Vc vê sempre o presidente?? Ou o comentário infame: Ah, vc é marajá!!! Mora em Brasília, tá com a vida feita!!! (que infelizes esses comentários)...
A ignorância, no sentido de ignorar o assunto, é uma das coisas mais difíceis de se mudar. Pq conhecer, aprender, ter vontade de entender, não é pra qualquer um. É preciso disposição...
Eu digo que aprendi muito vivendo aqui. Moldei meu caráter aqui, aprendi a lutar por mim e pelas minhas escolhas aqui. Claro que faria isso em qualquer lugar do mundo, mas não com o Glamour que Brasília tem.
Meus amigos, meus amores, minhas experiências, meus sonhos, minhas lutas, minhas decepções...minhas vitórias...todas são fruto da minha vida aqui, nessa "Cidade Linda" (como dizia o poeta R.Russo).
Parabéns cinquentona!!! Parabéns Brasília!
Te amo, do fundo do meu coração.

Um comentário:

Virginia Hortela disse...

Parabéns pelo aniversário da cidade onde mora! Realmente é uma cidade linda, inclusive tenho parentes em Brasília, no Lago norte. São pessoas especiais que assim como você tiveram que sair da cidade natal por motivos bem semelhantes e hoje em dia tem sua casa, seus filhos formados, toda uma história bem legal para contar! Beijos, Virginia Hortela.