quarta-feira, abril 28, 2010

Combatendo a Cólica Menstrual pela boca!!!!

Acordei essa noite com muuuuita cólica. A minha sorte é que tinha um Atroveran perdido na minha bolsa...
Não gosto de tomar remédios, muito menos esse que tem como fundo musical aquela musiquinha ordinária no programa do Silvio Santos... Quem lembra???Arrrgggg.... Mas passou, gente. E consegui dormir.
Como não gosto muito de remédios e sempre busco uma laternativa mais natureba, vou colocar aqui um artigo que li no Portal Feminino sobre alimentos que melhoram esse sintoma terrivel da mulher. Boa leitura!!!
-------
Conheça alguns alimentos que podem ajudar a amenizar os efeitos da cólica menstrual.

Companheira indesejável de 50% das mulheres em idade fértil, a dismenorréia ou cólica menstrual é marcada por menstruação dolorida acompanhada de dores pélvicas, cefaléia, sensação de peso nas costas e no ventre, diarréia, dor nas coxas, vômito entre outros. Tal problema aparece com mais freqüência a partir do segundo ano depois da primeira menstruação e permanece até os vinte anos de idade, quando sua intensidade diminui consideravelmente - o que não minimiza as chances de aparecimento em mulheres de outras idades.

As causas deste mal-estar são variadas e podem estar associadas a disfunções ou lesões do aparelho reprodutivo feminino (dismenorréia secundária) ou ainda serem decorrentes de outros fatores, como contrações intensas para a saída do sangue menstrual (dismenorréia primária). De uma forma ou de outra, quem convive com os efeitos da famosa cólica pode amenizá-los servindo-se de medicamentos - indicados por um ginecologista de confiança - ou da própria alimentação. Confira agora alguns dos alimentos que podem ajudar você a contornar este incômodo e passar por "aqueles dias" de bem com a vida:

Hortaliças

Uma dica para diminuir os efeitos da cólica menstrual é optar por alimentos enriquecidos com cálcio e magnésio, dentre eles o agrião. Além de apresentar baixo teor calórico (22 calorias em cada 100 gramas), ele é considerado uma importante fonte de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e sais minerais, ajudando, por exemplo, na formação de ossos e dentes e no funcionamento da glândula tireóide.

Neste caso da cólica menstrual, recomenda-se utilizá-lo em salada preparada com folhas cruas e temperada com azeite de oliva, sal e limão. Outra opção é preparar um suco com as folhas e tomar 250 ml, de manhã e em jejum. A bebida também pode ser feita com hortaliças como couve e espinafre, mas neste caso deverá ser ingerida 30 minutos antes do almoço.

Frutas

Dentre as frutas que ajudam no combate à cólica menstrual, encontra-se o abacaxi, outra fonte de sais minerais e das vitaminas A, B e C. Do seu caule pode ser extraída uma enzima proteolítica chamada bromelina, uma substância que não só auxilia na digestão dos alimentos, mas também funciona como antiinflamatório, diminuindo as dores sentidas durante o período menstrual e os dias que o antecedem.

No entanto, apesar de seu valor nutricional, o abacaxi deve ser consumido com moderação, especialmente por pessoas nervosas ou que têm problemas de acidez estomacal. Para o tratamento da amenorréia, o ideal é fazer 3 refeições exclusivas, 3 vezes por semana. O mesmo pode ser feito com o melão. Já no caso do maracujá - outra fruta que ajuda a diminuir esse mal-estar - o ideal é fazer um chá com as folhas e raízes, colocando 20 g para cada litro de água. Uma xícara da bebida deverá ser ingerida 3 vezes ao dia.


Experimente fazer em sua casa

Eis um tipo de suco que poderá ajudar a combater a dismenorréia, simples de ser preparado:

Ingredientes:

3 fatias de abacaxi; 1/2 maçã; 1 fatia fina de gengibre; 1 folha de louro

Modo de preparo:
Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liquidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

Fonte: Medcenter


Ps. Esse suco aí, eu já fiz e é gostosinho e não sei se foi psicológico, mas minha cólica diminuiu muito.

Aproveitem!


Nenhum comentário: