segunda-feira, novembro 23, 2009


Final de semana agitado...
Ontem meu filho de 10 anos fez sua 1ª Eucaristia. Tudo bem que o calor da cidade e a igreja lo-ta-da quase não deixaram a gente perceber a emoção do momento, mas mesmo assim foi lindo! Meu filho, quando era menorzinho, tinha cara de anjo, cabelinho encaracolado loiro e olhos de um azul incrível... Hoje os olhos são os mesmos, mas ele está crescendo e suas feições estão se tornando mais, digamos, sérias...com carinha de homem. Mas não menos anjo do que antes... Só que logo logo ele estará namorando, para o meu desepero total....AAAAH! (brincadeira...)
Bom, mas voltando ao assunto do fato marcante: Eu sou separada do pai dele há mais de 5 anos. Temos uma boa relação hoje em dia. Até porque só falamos o necessário sobre o nosso filho.
Lá na igreja me peguei pensando, durante a cerimônia, como as nossas escolhas interferem na nossa vida e na vida dos nossos filhos.
Nós estávamos lá, compartilhando daquele momento com nosso filho. Ele, o pai, estava com duas irmãs e a sua mãe (tias e avó do meu pequeno, repectivamente). Ninguém da minha família pode ir por causa da distância. A maioria está no sul, inclusive a minha mãe que está num passeio sem fim. Mas, sem problemas. Estavam comigo o meu namorado, a minha sogra atual e a minha Cunha querida. Ficamos todos (as duas famílias) no mesmo banco da igreja. Num primeiro momento achei normal, tranquilo e tudo mais. Depois de passados algum tempo e quase derretendo de calor, fiquei observando aquela cena. Gente, é muita civilidade!!!! Relacionamento cordeal. Pessoas instruidas e educadas. Pais felizes e separados. Filho extremamente feliz no seu momento. Sogra nova convidando sogra antiga pra tomar um café qualquer dia desses...(comédia)... Tudo certo. Não fosse o final da história.
Quando a cerimônia acabou, a avó dele comentou de um bolo que tinha feito pra ele. Não tive coragem de levar meu filho comigo. Mas o pai dele, qua apesar da civilidade, quase não tem "ajuste fino" perguntou: "Com quem vc quer ir embora, filho???"
Parecia que eu tava adivinhando que algo assim iria acontecer. Aliás, nem precisava ser tão esperta pra imaginar no que podia dar...
Eu tinha pensado em chamar meu pequeno num canto e explicar que ele tinha que ir com a avózinha dele, por que ela tinha feito bolo com carinho e etc e não deixá-lo numa situação difícil, mas o "cidadão" deixou o menino numa situação chata. Ele olhava pra mim com pena e o olhinho triste e pro pai com cara de interrogação gigante... Tadinho.
Bom, ele foi com o pai. Deve ter comido o seu bolo e comemorado com a família toda.
Eu tbm fui embora.
Fui andar de moto com meu amor. Com o vento na cara eu chorei um pouquinho...Não gosto de ser a responsável por deixar meu filhote nessa situação. Eu sei o quanto dói ter que escolher o que não tem escolha.
Lá atrás eu não pensei no 'aqui na frente'. Não visualizei umna situação como essa...e por isso meu coração doeu.
Mas a vida é feita de escolhas. E foram elas que me fizeram entender que é assim mesmo. E que no fim tudo dá certo...

E só por amor e respeito ao meu filho eu chorei sozinha...

Ai ai...vida que segue!!!!

Um comentário:

Dani Dickel disse...

E eu chorei lendo seu post... ai ai ai, eu não mudo nunca!!!!
Risos...
Beijos