terça-feira, abril 12, 2011

E no balanço das horas tudo pode mudar...


Uma vez na faculdade, numa aula da matéria Empreendedorismo, a professora pediu pra que a gente fizesse um exercício que nos serviria para aquela aula e para a nossa vida.
Era assim: Pegar uma folha e fazer 3 colunas. Na primeira coluna vc escrevia: há 5 anos; na segunda coluna: Hoje; na terceira: daqui 5 anos. (acho que muita gente já deve ter feito esse exercício...)
Feito isso, vc começava o exercício de memória e preenchia como estavam vc e a sua vida há 5 anos. Preenchia a coluna de Hoje com os mesmos dados e a de daqui 5 anos. Nessa última, obviamente, seria preenchida com os seus desejos e o que vc sonhava em se tornar, ter, enfim...
Eu lembrei disso esses dias, pq uma vez uma amigo me ouviu reclamar da vida (há anos e anos atrás) e me disse o seguinte: Vc está onde sempre quis estar. Foram suas escolhas e suas atitudes que te trouxeram até aqui. Não está satisfeita? Então, escolha mudar. Mais que isso, escolha melhorar... (Pra mim, foi um tapão daqueles bem fortes bem no meio da minha cara).
Juntando esses dois acontecimentos e olhando bem direitinho pro meu caminho percorrido, chego à conclusão de que minha professora e meu amigo são pessoas sábias. Mais que isso... são pessoas normais. Gentem como a gentem e somente por isso poderiam ter me dado aqueles toques...
Ser bem sucedido, além é claro das oportunidades da vida, é resultado das suas escolhas. Ter objetivos na vida é resultado de exercitar memória e projetar futuro, sem deixar de viver bem, ou talvez  só um pouco melhor o presente...
Há 5 anos, em 2006, eu estava me reerguendo de uma separação, me livrando de alguns cupins de auto-estima (leia-se: pessoas sem escrúpulos!!!), completamente endividada, com a faculdade trancada e completamente sem perspectiva de mudanças... Estou me expondo contando isso??? Pode ser, mas olhar para atrás, ver que o tempo passa e perceber que não há mal que dure pra sempre é algo gratificante... Pelo menos pra mim.
Fiz essa reflexão hoje, pq até aqui pelo blog tive momentos de desabafo em que demonstrei insatisfação com algumas “fatias” da minha vida... Só que, como há pouco mais de 5 anos, é tudo uma questão de exercício e de escolhas.
Talvez daqui 5 anos, eu não tenha conseguido tudo o que quero da minha atual lista, mas certamente poderei fazer esse exercício e ficarei satisfeita com o que estiver vendo. E vivendo! Exatamente como agora.

Nenhum comentário: