terça-feira, agosto 17, 2010

Mágoa (definição de dicionário)...

"A palavra, que tem origem no latim mácula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento.
É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes é possível percebê-lo no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa." (wikipedia)
Resolvi falar disso hoje pq tenho muitas pessoas a minha volta que cultivam a mágoa. Eu provavelmente seja uma dessas pessoas tbm. Tenho algumas mágoas na vida, mas juro que  procuro não alimentá-las. Tenho algumas reações muitas vezes que me colocam nessa categoria de "magoado" . Mas na maioria das vezes ela se dissipa e a coisa passa ("já perdoei erros imperdoáveis..." ). Muitas vezes não passa.  Mas por experiência própria, não vale a pena alimentá-las. A força desse sentimento é destruidora.
Eu comecei nesse assunto pq reencontrei uma amiga que tinha ido embora da cidade com o marido e acabou voltando sozinha há alguns meses. Até falei dela aqui já. Amo demais essa minha amiga, mas confesso que minha reação ao reencontrá-la foi de repulsa.
Meu Deus... quanta mágoa!!! Cheguei a ouvir dela que ela só tem ódio no coração. Como alguém consegue viver assim?
Eu lamento muito pelas pessoas que não evoluem e que alimentam esse tipo de sentimento.
Eu tenho uma natureza mais agressiva, direta... devo ter causado muitas mágoas tbm, mas sempre que percebo procuro me redimir, me desculpar... enfim.
Não entendo como alguém vive movido pela mágoa, rancor, ódio... e ouvir de uma pessoa amiga esse tipo de coisa me fez sentir pena. E pena não é um sentimento legal...
Acho que a gente faz escolhas na vida. A gente é reponsável por tudo de bom ou de ruim que acontece com a gente. Atraímos o que emanos...
A vida tem que ser mais suave...

Nenhum comentário: